Notícias

Cametá – a origem da madrepérola

3 de outubro de 2017

IMG_3911

A preservação da natureza sempre foi um compromisso muito forte aqui na Brasil Botões. Para nós, não basta apenas levar o nome do nosso país: é preciso fomentar a economia englobando a responsabilidade socioambiental. E foi desse compromisso que surgiu nossa parceria com a cidade de Cametá, no Pará.

Cametá é um município que fica a 150km de Belém, onde é preciso fazer uma travessia de barco para chegar a cidade de praias calmas, povo simples e muito acolhedor. E é nesse lugar de lindos balneários que é encontrada a concha de madrepérola, matéria prima dos nossos mais sofisticados botões.

IMG_3918

A concha não é encontrada apenas lá, mas foi em Cametá que encontramos fornecedores que retiram a concha da natureza de forma artesanal, respeitando assim não somente o meio ambiente, como também os costumes e tradições da comunidade. Além de uma grande fonte de renda para inúmeras famílias, a extração das conchas é também uma arte passada de pai para filho, onde os mergulhadores praticam a apneia para chegar nas profundezas do Rio Tocantins e escolher as conchas com as mais belas madrepérolas.

Todo esse processo é controlado de perto pelo Ibama e pelos próprios pescadores locais. Em épocas de cheia, a extração é proibida, protegendo assim o período de reprodução e desenvolvimento das conchas, que são constituídas por 98% de carbonatos e outros materiais orgânicos, como o nácar.

IMG_3884

Periodicamente nós visitamos Cametá para nos certificar de que nossos fornecedores estão seguindo essas normas ambientais. E é claro que aproveitamos para passar um tempinho em meio à essa paisagem. Na última semana, estivemos lá de novo e, mais uma vez, Cametá nos surpreendeu com sua beleza e simplicidade. Saímos de lá com a certeza de que nossos botões de madrepérola respeitam a natureza e as pessoas, e voltamos inspirados depois de passar um tempinho em meio à tanta natureza.

IMG_4004

Facebook